Comunicação
23/07/2025
Link copiado com sucesso!!!
Com a proposta de dar protagonismo e proporcionar novas vivências às pessoas com deficiência intelectual e múltipla por meio do esporte, a Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA) realiza de 6 a 9 de agosto, a 10ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do Pará, em Belém. O encontro esportivo reunirá quase 200 atletas de várias regiões do estado para participarem de provas de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa e futsal. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 6, às 18h, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), e será aberta ao público.
As Olimpíadas representam a culminância dos programas e projetos esportivos desenvolvidos nas 36 Apaes do Pará, a partir de um trabalho multiprofissional de professores de Educação Física, de profissionais de Saúde, Assistência Social e Educação. O encontro ocorre a cada três anos e neste ano, as Olimpíadas têm como tema “Cada Conquista, Uma Vitória!” para apresentar o desenvolvimento dos assistidos das Apaes em cada modalidade esportiva, desde habilidades motoras e cognitivas à autonomia e fortalecimento à convivência social.
“Este é um evento que integra o estatuto da Apae Brasil e é um momento de muita alegria de poder celebrar o desenvolvimento e o potencial esportivo dos nossos atletas e de agradecer à dedicação dos profissionais que atuam nas Apaes”, destaca Emanoel O’ de Almeida Filho – presidente da Feapaes-PA.
Para chegar à etapa estadual, mais de 500 atletas participaram das etapas regionais em Belém, Barcarena, Santarém, Castanhal, Conceição do Araguaia e Marabá. Os que se destacarem na etapa estadual vão participar da 24ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, promovida pela Apae Brasil, que ocorrerá de 8 a 13 de dezembro, em Brasília, e reunirá atletas de todo o país. Nas Olimpíadas não há primeiro, segundo ou terceiro lugar - valoriza-se o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
A cerimônia de abertura contará com apresentações artísticas de dança e música de artistas apaeanos, entre eles, a banda “Os excepcionais”, que fará um show com repertório especial! Além de outras novidades, como o troféu Professor Apaeano e o Selo Empresa Amiga da Inclusão.
Esta edição conta com o patrocínio do título de capitalização Carimbó dá Sorte, ApliCap, MegaCap, Capemisa, Equatorial, Sollo Brasil, MDM8, Indústria Fox e o apoio do Clube do Remo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e Custom Arts.
Para cada modalidade uma conquista!
A maioria dos atletas são pessoas com Síndrome de Down, Transtornos do Espectro Autistas (TEA) e deficiência intelectual entre jovens, adultos e idosos. No atletismo, eles desenvolvem a força, resistência, velocidade, coordenação motora, agilidade e flexibilidade estimulando a consciência corporal, o equilíbrio e a capacidade de superação. Na natação, os atletas fortalecem a resistência cardiorrespiratória, reduz o impacto nas articulações e estimula o controle postural.
O tênis de mesa melhora a coordenação motora fina, percepção espacial, precisão dos movimentos, por exemplo. O futsal estimula a toma de decisão, o controle corporal, o trabalho em equipe, a disciplina, a convivência social e autoestima. E a bocha, especifica para pessoas com paralisia cerebral ou deficiências motoras de alta complexidade, proporciona o desenvolvimento da coordenação motora fina, controle postural, equilíbrio, precisão e concentração.
“A equipe multidisciplinar é essencial para garantir o desenvolvimento global dos nossos atletas”, afirma Jessé Vitor, coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer.
Cada profissional tem um papel muito importante na formação deste atleta. O professor de Educação Física é responsável pela inserção do atleta nas modalidades. Porém, é o fisioterapeuta que preveni lesões, melhora a mobilidade e o fortalecimento muscular. O psicólogo trabalha a autoestima, a motivação e o foco. O terapeuta ocupacional melhora a funcionalidade nas tarefas do dia a dia e o assistente social auxilia nas articulações com as famílias e no acesso a direitos e oportunidades.
Com essas conquistas diárias, as Olimpíadas das Apaes oportunizam a interação, novas experiências culturais, o aprendizado, a socialização, a autonomia, a tomada de decisão, o protagonismo, a liderança, o controle das emoções nas vitórias e nas derrotas, a superação, entre muitas outras vivências. Tanto que alguns dos atletas apaeanos já participam de outros eventos esportivos dentro e fora do Estado.
Programação – 10ª Olimpíadas Especiais das Apaes do Pará
Dia 6 - 18h – Abertura – Ginásio da UFPA
Local: Portão 2 - Ginásio Poliesportivo da UFPA R. Igarapé Tucunduba 976 Guamá
Dia 7 – 8h às 12h – Bocha – Ginásio da UFPA
Local: Portão 2 - Ginásio Poliesportivo da UFPA R. Igarapé Tucunduba 976 Guamá
8h às 12h – Natação – Clube do Remo
Local: Sede Social - Avenida Nª Sra. de Nazaré, 962 - Nazaré
10h às 12h – Tênis de mesa – Apae Belém
Local: Generalíssimo Deodoro, 413, Belém
14h às 18h – Futsal – Ginásio da UFPA
Local: Portão 2 - Ginásio Poliesportivo da UFPA R. Igarapé Tucunduba 976 Guamá
Dia 8 – 8h às 12h – Atletismo (Provas de Pista e Campo)
Local: Rodovia Arthur Bernardes nº 245 – Pratinha
18h – Encerramento – Apae Belém
Local: Generalíssimo Deodoro, 413, Belém
Dia 9 – 8h às 12h – Passeio livre e retorno das delegações
Confira as etapas regionais:
Olimpíadas das Apaes: Cerimônia de abertura marca início das etapas regionais no Pará - https://apaepa.org.br/noticias/olimpiadas-das-apaes-cerimonia-de-abertura-marca-inicio-das-etapas-regionais-no-para
Com energia contagiante, atletas brilham na VII edição das Olimpíadas Especiais das Apaes - https://apaepa.org.br/noticias/com-energia-contagiante-atletas-brilham-na-vii-edicao-das-olimpiadas-especiais-das-apaes
Em Santarém, Olimpíadas das Apaes promovem inclusão, protagonismo e superação por meio do esporte - https://apaepa.org.br/noticias/em-santarem-olimpiadas-das-apaes-promovem-inclusao-protagonismo-e-superacao-por-meio-do-esporte
Olimpíadas das Apaes: 2º Conselho reúne 137 atletas, sendo a maior delegação do Estado - https://apaepa.org.br/noticias/olimpiadas-das-apaes-2-conselho-reune-137-atletas-sendo-a-maior-delegacao-do-estado
Atletas das Olimpíadas das Apaes do 4º Conselho dão show de autonomia e disciplina - https://apaepa.org.br/noticias/atletas-das-olimpiadas-das-apaes-do-4-conselho-dao-show-de-autonomia-e-disciplina
Olimpíadas das Apaes do 5º Conselho destacam potencial esportivo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla - https://apaepa.org.br/noticias/olimpiadas-das-apaes-do-5-conselho-destacam-potencial-esportivo-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla
Em Marabá, atletas participam da última regional das Olimpíadas das Apaes e dão mais um exemplo de superação e fraternidade - https://apaepa.org.br/noticias/em-maraba-atletas-participam-da-ultima-regional-das-olimpiadas-das-apaes-e-dao-mais-um-exemplo-de-superacao-e-fraternidade
Link do Instagram:
1º Conselho – Belém https://www.instagram.com/reel/DJJhOZ9xHXP/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==;
3º Conselho – Santarém https://www.instagram.com/reel/DJ4l8wGuHDe/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==;
2º Conselho – Barcarena
https://www.instagram.com/reel/DKK26TLxrXz/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==;
4º Conselho – Castanhal https://www.instagram.com/reel/DKaSygPxo6N/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==;
5º Conselho – Conceição do Araguaia
https://www.instagram.com/reel/DKucC_ORGrZ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
6º Conselho – Marabá
https://www.instagram.com/reel/DLDN6xgR_5C/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==