Comunicação
16/05/2025
Link copiado com sucesso!!!
Santarém (PA) – Com foco na inclusão, socialização e no fortalecimento do protagonismo de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a VI Olimpíadas Especiais das Apaes do 3º Conselho Regional foi realizada nos dias 15 e 16 de maio, em Santarém. O evento é uma promoção da Apae Brasil e da Federação das Apaes do Pará (Feapaes-PA), e envolveu quase 40 atletas das Apaes de Santarém, Altamira e Itaituba.
Abertura
A cerimônia de abertura coincidiu com duas datas simbólicas para o movimento Apaeano: o Dia do Assistente Social e o Dia Nacional da Família Apaeana. Durante a solenidade, realizada na quadra da Apae Santarém, o vice-presidente da Feapaes-PA, Armando Mendes, destacou o significado do evento.
“Hoje não celebramos apenas uma competição esportiva, celebramos o talento e a capacidade de cada atleta aqui presente. Celebramos as famílias, profissionais e voluntários. Sem eles, não teríamos chegado ao nosso objetivo. As Olimpíadas das Apaes representam um momento único, realizado a cada três anos, e são muito importantes para mostrar o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, afirmou.
Mendes também homenageou figuras importantes da trajetória do movimento Apaeano em Santarém, como Alba Rosa, o professor Willian e a professora Neide, ex-presidente da Federação.
Jacirene Façanha, presidente da Apae Santarém, também deu boas-vindas aos atletas reforçando os valores que fundamentam o evento. “O esporte, mais do que uma competição, é uma ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento. A superação e a determinação são os maiores troféus. Este momento reafirma valores que transformam respeito às diferenças em oportunidades”, declarou.
Os atletas anfitriões da Apae Santarém fizeram uma apresentação de dança que animou o público, aquecendo os corações para as primeiras provas.
Competições
A programação esportiva contou com provas de atletismo e natação. Logo após a cerimônia de abertura, foram realizadas as provas de lançamento de pelota, arremesso de peso na quadra da Apae e natação no Iate Clube do município. No dia seguinte, 16, foi a vez dos atletas mostrarem suas habilidades no salto em distância, corrida de 25m, 50m, 100m e 200m, além de lançamento de dardo e disco, no Parque da Cidade.
A arbitragem contou com a parceria da Universidade da Amazônia (Unama) por meio dos discentes do 7º semestre do curso de Educação Física.
“Essa é minha primeira experiência com as Olimpíadas das Apaes e achei muito gratificante conhecer os atletas com deficiência. Espero participar mais vezes. É algo que quero aprender mais, porque penso trabalhar com este público”, conta Caroline Pinheiro, discente da Unama.
O evento também foi marcado por relatos emocionantes de familiares. Elizia Fonseca dos Santos Silva, mãe do atleta Francisco, da Apae Santarém, expressou sua alegria. “A Apae é muito importante. Ele sai de casa, se movimenta e isso ajuda no dia a dia dele, no comportamento também. Ter ele como atleta é melhor ainda. Me sinto muito honrada de ter recebido esse convite para ele participar. Fez bem pra mim e pra ele.”
As habilidades esportivas de cada atleta são uma celebração ao trabalho multiprofissional realizado por professores de Educação Física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, pedagogos e outros, que buscam fortalecer o processo de inclusão social.
“Minha filha tinha medo até de entrar na água. Hoje ela sabe nadar, faz atletismo e ficou em segundo lugar nos 50 metros e em primeiro nos 100. Toda a família está muito feliz. Agradeço à professora Sandra pelo excelente trabalho. A Maria Clara está na Apae desde os seis dias de vida, onde aprendeu a andar e a falar. Ver ela brilhar é um presente de Deus”, contou Heloísa Batista Coutinho, mãe de Maria Clara, 17 anos, com síndrome de Down, Apae Altamira.
Ao longo das Olimpíadas, os atletas vivenciaram momentos que ultrapassam os limites do esporte. O evento reafirmou que, por meio do esporte, é possível fomentar a liderança, o respeito às diferenças, o desenvolvimento emocional e a autonomia das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Para celebrar essa vivência, a Apae Santarém festejou com os atletas com uma balada em parceria com a casa de show Duna - Studio Pub.
Feliz com o sucesso de mais uma etapa regional, o coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da Feapaes-PA, Jessé Vitor, também destacou o papel transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
“O esporte tem um papel fundamental na vida da pessoa com deficiência intelectual. Ele é ferramenta de desenvolvimento, superação, autoestima, autonomia e inclusão. É no campo, na quadra ou na pista que muitos dos nossos atletas descobrem habilidades, fortalecem laços e se sentem verdadeiramente reconhecidos por suas conquistas”, disse Jessé exaltando os atletas que emocionam, inspiram e ensinam o verdadeiro sentido da determinação e da alegria.
As Olimpíadas regionais, assim como as etapas estadual e nacional, têm como principal objetivo oportunizar vivências que favoreçam o aprendizado, a autonomia, a tomada de decisões, o controle das emoções e a convivência coletiva, sem que o foco esteja apenas na classificação. Ao proporcionar experiências culturais, interação com pessoas de diferentes cidades e modalidades esportivas, o evento reforça o papel do esporte como ferramenta de desenvolvimento integral.
Próximas etapas das Olimpíadas
A programação das próximas Olimpíadasdas Apaes no Pará será a seguinte:
• Barcarena – 21 a 23 de maio de 2025
• Castanhal – 27 e 28 de maio de 2025
• Conceição do Araguaia – 5 e 6 de junho de 2025
• Marabá – 12 e 13 de junho de 2025
• Etapa Estadual – Belém – 06,07,08 e 09 de agosto de 2025
• Etapa Nacional -Brasília -08,09,10,11,12 e 13 de Dezembro de 2025
Fotos: Comunicação Feapaes-PA e Apae Santarém
GALERIA DE FOTOS: 1-https://drive.google.com/drive/folders/1sG_C0xnTNp1DtHh0vgDTMAIpLLJmUOdG?usp=sharing
2-https://drive.google.com/drive/folders/1n6RDk8OJo6vJ2_WgoySerm0S_vdY6xNf?usp=sharing
Confira os atletas que vão representar o 3º Conselho na etapa estadual das Olimpíadas em cada modalidade esportiva:
ATLETISMO
CORRIDA ESPECIAL - FEMININO
JHENIFER LAYANE DOS SANTOS SILVA – APAE ITAITUBA
CAMINHADA 25M - FEMININO
JOANA D’ARK GUARÁ MOTA – APAE ALTAMIRA
CORRIDA ESPECIAL 50M - MASCULINO
MARCOS VINICIOS SOUZA SANTOS – APAE IATAITUBA
CORRIDA 50M SD – FEMININO
CARINE DA SILVA FERREIRA – APAE ITAITUBA
CORRIDA 100M SD - FEMININO
MARIA CLARA COUTINHO – APAE ALTAMIRA
CORRIDA 100M SD – MASCULINO
ALEXANDRE MORAES SAVINO – APAE SANTAREM
50M SD - MASCULINO
DANILO DE JESUS DA SILVA – APAE ITAITUBA
CORRIDA 100 DI – MASCULINO
NATAN DO EGITO – APAE ALTAMIRA
CORRIDA 2OOM DI – FEMININO
JOYCE KELLY DA SILVA COSTA – APAE ALTAMIRA
CORRIDA 100 DI – FEMININO
JOYCE KELLY DA SILVA COSTA – APAE ALTAMIRA
CORRIDA 200 DI – MASCULINO
RAIMUNDO NONATO LOPES SALES – APAE ITAITUBA
SALTO EM DISTANCIA - FEMININO
LUCELIA ROCHA BARROS – APAE ITAITUBA
SALTO EM DISTANCIA - MASCULINO
MADSON DOS SANTOS – APAE ITAITUBA
ARREMESSO DE PESO SD - FEMININO
MONIQUE LOPES – APAE SANTAREM
ARREMSO DE PESO SD - MASCULINO
RODRIGO FIGUEIRA RIBEIRO – APAE SANTAREM
ARREMSO DE PESO DI – FEMININO
MARIA LUCIANA LOPES MARINHO – APAE ALTAMIRA
ARREMSSO DE PESO DI – MASCULINO
NATAN DO EGITO – APAE ALTAMIRA
LANÇAMENTO DE PELOTA – MASCULINO
MARCOS VINICIOSO SOUZA SANTOS – APAE ITAITUBA
LANÇAMENTO DE PELOTA - FEMININO
JHENIFER LAYANE DOS SANTOS SILVA – APAE ITAITUBA
LANÇAMENTO DE DISCO – MASCULINO
NATAN DO EGITO – APAE ALTAMIRA
LANÇAMENTO DE DISCO - FEMININO
MARIA LUCIANA LOPES MARINHO – APAE ALTAMIRA
LANÇAMENTO DE DARDO – MASCULINO
ISAQUE ARAUJO – APAE ALTAMIRA
PROVAS DE NATAÇÃO
50M LIVRE SD – FEMININO
HELOISA MAGALHAES DE AGUIAR - APAE SANTAREM
25M LIVRE SD – FEMININO
HELOISA MAGALHAES DE AGUIAR - APAE SANTAREM
50M LIVRE DI – MASCULINO
HIGOS GABRIEL FERREIRA DA SILVA – APAE ALTAMIRA
25M LIVRE DI - FEMININO
JOYCE KELLY DA SILVA COSTA- APAE ALTAMIRA
25M LIVRE DI - MASCULINO
HIGOS GABRIEL FERREIRA DA SILVA – APAE ALTAMIRA
50M LIVRE DI – FEMININO
JOYCE KELLY DA