Comunicação (Feapaes-PA)
24/04/2025
Link copiado com sucesso!!!
Mais de 100 atletas com deficiência intelectual e múltipla, atendidos pelas Apaes do Estado, participaram nesta quinta-feira (24) da cerimônia de abertura da VII edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, realizada no Hotel Martan, em Ananindeua. O evento é organizado pelo 1º Conselho Regional da Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA) e promovido pela Apae Brasil.
Nesta edição das Olimpíadas, o evento tem como tema "Cada Conquista, Uma Vitória" para destacar o trabalho multiprofissional oferecido nas Apaes como educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, saúde e assistência social que contribuem para o desenvolvimento e valorizam o potencial dos atletas apaeanos. O coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer, Jessé Vitor, destacou a importância da iniciativa. "As Olimpíadas Especiais das Apaes oferecem aos nossos assistidos a oportunidade de um desenvolvimento global por meio do esporte", afirmou.
As competições acontecerão nesta sexta-feira (25), no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba-Marinha do Brasil), localizado na Avenida Arthur Bernardes. Atletas das Apaes de Ananindeua, Belém, Breves e Marituba disputarão vagas para a etapa estadual em modalidades como atletismo, natação, tênis de mesa, futsal e bocha.
Durante a cerimônia, quatro atletas realizaram a volta olímpica simbólica, acompanhada da acensão da pira, como forma de motivar e iluminar o período dos jogos. Familiares também prestigiaram o evento, celebrando o potencial esportivo dos competidores.
Elaine Cristina da Silva Ferreira, mãe de Luana Raine Ferreira dos Reis, de 26 anos, compartilhou como o esporte transformou a vida de sua filha. "A Luana está na Apae desde os 11 anos, recebendo acompanhamento de fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e praticando atividades físicas. Ela sempre foi bem acolhida e aprendeu a ler e escrever", contou. Este é o segundo ano em que Luana participa das Olimpíadas, competindo este ano na modalidade atletismo.
A cerimônia de abertura também contou com apresentações culturais, incluindo o Grupo de Capoeira da Apae Ananindeua, uma performance de dança de Gean de Souza da Apae Marituba e um show de tango "Uma Noite no Museu", dos artistas Larissa Vitória e Igor Feitosa, da Apae Breves.
Objetivos do evento
O evento, realizado a cada três anos, integra o estatuto da Apae Brasil e visa evidenciar os resultados dos serviços de habilitação e reabilitação oferecidos pelas Apaes, além de destacar o potencial esportivo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
“Este é também um evento de socialização, onde os participantes demonstram suas capacidades no esporte", afirmou Emanoel O’ de Almeida Filho, presidente da Feapaes-PA.
Etapas regionais
No Pará, as Olimpíadas ocorrerão em seis edições regionais. As próximas etapas serão realizadas em Santarém (15 e 16 de maio de 2025), Barcarena (21 a 23 de maio de 2025), Castanhal (27 e 28 de maio de 2025), Conceição do Araguaia (5 e 6 de junho de 2025), e Marabá (12 e 13 de junho de 2025). A etapa estadual ocorrerá em Belém, de 13 a 15 de agosto de 2025, e definirá a delegação que representará o Pará na edição nacional, que será realizada em Brasília, entre 8 e 13 de dezembro de 2025. Esta última etapa tem caráter participativo como uma grande celebração ao desenvolvimento doas atletas apaeano por meio do esporte.
Fotos: Comunicação Feapaes-PA e Apae Belém
GALERIA DE FOTOS: https://flic.kr/s/aHBqjCbdsg