Profissionais, familiares, professores, técnicos, autoridades e dirigentes das APAEs de todo o Brasil compartilharam neste dia 20 – 2º dia de evento, experiências e conhecimentos com as palestras do dia.
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos profissionais e familiares, os congressistas foram divididos em 10 salas com temáticas diferentes.
Em uma das salas a senhora Darcy Seixas, viúva do Ex- Presidente da FENAPAEs Nelson Seixas, falou sobre a importância da família no aprendizado e desenvolvimento da pessoa com deficiência; ela que é mãe e vive esta experiência emocionou a todos com sua fala Eu comecei a participar desta luta em 1954 quando não se sabia o que era deficiência mental, fomos aprendendo ao longo do tempo, as APAEs é que pressionaram para que houvesse cursos e técnicos na área. Hoje nos estamos sentindo os nossos alunos envelhecer e nós pais com muitas dificuldades financeiras e físicas precisamos do governo Federal. Nossos filhos são cidadãos brasileiros e eles merecem uma velhice tranquila e em paz destacou senhora Darcy.
Para o professor Cássio Alves da Silva que demorou 24 horas para chegar até Foz do Iguaçu – PR, esse é um momento único:Eu vim do Piauí para participar pela primeira vez de um evento deste porte, demorou muito a viagem, mas valeu a pena todo o esforço. A troca de experiência com outros profissionais, o depoimento de quem já viveu isso nos enriquece, com certeza volto para minha cidade com uma bagagem maior e com sede de colocar em prática as boas experiências que conheci.
O evento também contou com apresentações culturais das APAEs de Foz do Iguaçu e Cascavel onde os alunos puderam mostrar suas habilidades artísticas e animar o almoço com diferentes performances todos os congressistas presentes.
No espaço Café com Prosa ocorreu o lançamento de livros de vários autores nacionais e internacionais sobre a temática direcionada para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
No VI Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, os autodefensores participaram da conferência APAE no Brasil – 60 Anos: Uma historia de referencia na defesa de direitos e atenção á pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, palestras de Autogestão e Autonomia – família e painéis de vivencia e escola, e também tiveram orientações para as eleições dos Autodefensores com a apresentação das propostas dos candidatos.
De acordo com a programação do evento e obedecendo ao Estatuto da Federação Nacional das APAEs foi realizada as 18h à Assembleia Geral com a participação da diretoria, presidentes de APAEs seus representantes e Presidentes de FEAPAEs.
A presidente da Federação Nacional das APAEs senhora Aracy Maria da Silva Lêdo iníciou assembleia informando a todos a cidade sede para a realização do XXVI Congresso Nacional das APAEs e VII Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria em 2017, que será sediado na cidade de Natal – RN e deu a palavra ao Presidente da FEAPAEs do Rio Grande do Norte senhor Willian Ferreira que arrancou aplausos e expectativas de todos os presentes.
Em seguida realizou-se a leitura do relatório de atividade do três anos de sua gestão tendo aprovação total dos presidentes das APAEs de todo o Brasil presente na assembleia.
E ainda, de acordo com o Estatuto da FENAPAEs realizou-se a votação para eleição da nova diretoria - período de 2015/2017 que por maioria de votos teve sua aprovação e reconduziram a Presidente da Aracy Maria da Silva Lêdo juntamente com sua diretoria para mais um mandato.