Tábita Oliveira - Comunicação/Feapaes-PA
18/09/2024
Link copiado com sucesso!!!
Nesta quarta-feira, 18, o último dia do VII Festival Estadual Nossa Arte, promovido pela Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA), em parceria com a Apae Brasil e a Apae de Bragança, contou mais uma vez com grandes espetáculos de dança popular e teatro no palco do Liceu de Música de Bragança.
Entre as seis apresentações de dança popular, estavam: "O Canto da Iara", "Dança do Bota", "Carimbó Marajoara", "Lundu Marajoara", "Marujada/Retumbão" e "Festribal: Unidos pela mãe santarém". Nesta categoria, os jurados avaliaram o tipo de manifestação cultural, a qualidade artística e técnica dos intérpretes, a estrutura coreográfica, a inventividade, a consistência no desenvolvimento da proposta e a fidelidade ao gênero proposto.
O Canto da Iara
Dança do boto
Carimbó Marajoara
Lundu Marajoara
Marujada/Retumbão
Festribal: Unidos pela mãe terra
A vencedora foi "Festribal: Unidos pela mãe terra", da Apae Santarém. A dança conta a história do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, em que as tribos Muirapinima e Munduruku apresentam a cultura indígena com alguns destaques: Porta Estandarte, Guardiã Tribal, Pajé, Índia Guerreira e Tuxaua, mostrando a beleza, encanto, sabedoria, resiliência e força desses personagens.
A jurada em dança, Brenda Paixão, afirma que assistir a pessoas com deficiência na arte cria sempre uma expectativa de um ponto de vista diferente. “A arte é muito subjetiva. Então, quando se trata de pessoas com deficiência, consigo perceber a riqueza, a dedicação e um olhar mais sensível para os detalhes, que não é percebido em outros festivais que não têm essa especificidade”.
As apresentações de teatro encerraram o festival. Nesta categoria, o regulamento determina três gêneros: tragédia, comédia e sátira, por meio de ópera, musical, melodrama e outros subgêneros. Entre as apresentações estavam o drama "A Lenda da Chica Pepira", "Olhando Belém", "Naiá e a Lua: Uma Indígena Apaixonada", "Lenda do Uirapuru" e "Um Grito de Esperança na Amazônia". Foram avaliados a interpretação, o texto, o cenário, o figurino e a criatividade.
A Lenda da Chica Pepira
Olhando Belém
Lenda do Uirapuru
Um Grito de Esperança na Amazônia
Naiá e a Lua: Uma Indígena Apaixonada
Neste ano, a campeã foi "Olhando Belém", da Apae Belém. A peça retrata o dia a dia do Ver-o-Peso desde a madrugada, com vendas de iguarias, os atravessadores de açaí, turistas, vendedores de pendrives de música, brincadeiras com os times tradicionais Remo e Paysandu e, por fim, o amor da garça namoradeira e o malandro urubu.
A plateia também recebeu as famílias que se esforçaram para prestigiar seus filhos. Uma delas é Cleidiane Gonçalves, 43 anos, mãe de Silvia Camila Gonçalves, 22 anos, integrante da peça ganhadora. “Estou muito feliz de estar aqui vendo a apresentação dela”, disse Cleidiane, ao elogiar o suporte que a Apae proporcionou para sua filha, por meio de atendimentos fonoaudiológicos, psicológicos e fisioterapêuticos que melhoraram a fala e os movimentos de Silvia.
Durante a apuração dos votos, a coordenadora estadual de arte e cultura, Gemille Sales, aproveitou para homenagear os conselhos, as coordenadoras de arte, a equipe técnica e os jurados. Os ganhadores receberam troféus, medalhas e certificados. Agora, todos representarão o Pará no Festival Nacional Nossa Arte, em dezembro, no Rio de Janeiro.
Para celebrar esses três dias, a Feapaes-PA também proporcionou um dia de lazer para os artistas no Solar São Benedito, na comunidade do Camutá. “Quero parabenizar todas as Apaes que participaram do Festival Estadual Nossa Arte. Nossos artistas deram um show nesses três dias de evento. É gratificante saber que a pessoa com deficiência é capaz de produzir um espetáculo maravilhoso”, disse José Duarte Filho, autodefensor estadual da Apae de Abaetetuba.
GALERIA DE FOTOS
Apresentação de Dança Popular: https://drive.google.com/drive/folders/1U5Ok-MzdjUpC8pOds53iHuY7XW3QbnB8?usp=sharing
Apresentação de Teatro: https://drive.google.com/drive/folders/1wcZuo8OyXYBc3MBuL8TtnepIKz8grddo?usp=sharing
Conselhos e Coordenadores de Arte: https://drive.google.com/drive/folders/1E3KR0bSF03LskTRE0SAjJjhLAuJ1k2Nz?usp=sharing
Homenagens: https://drive.google.com/drive/folders/1hKYwZAKGLBJNUYhhN5gRiy2mMwje0JLK?usp=sharing
Premiações: https://drive.google.com/drive/folders/1o5m8xMnlgaQscVIvOy1EAu68RGxsXjD6?usp=sharing
Intervalos: https://drive.google.com/drive/folders/1SOZySrow11ZZBZLVt9TfqY2qgHuO5B0j?usp=sharing