O projeto Flor de Lótus – Óleo Sustentável e Inclusão, desenvolvido pela Apae de Abaetetuba, é um exemplo de inovação, sustentabilidade e inclusão social, e estará presente na XV Mostra Científica e Tecnológica do Instituto Açaí (MCTIA), que transcorre de 19 a 22 de novembro no Shopping Metrópole, em Ananindeua. O evento reunirá projetos inovadores de todo o Brasil, e a participação do Flor de Lótus promete chamar atenção pela sua proposta única que combina ciência, inclusão social e preservação ambiental.
Idealizado e coordenado pela pedagoga Gina Manuelle Carneiro Cardoso, o projeto Flor de Lótus tem conquistado reconhecimento em diversas feiras e eventos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior. Desenvolvido no Centro Profissional de Trabalho, Emprego e Renda (Cepter) da Apae de Abaetetuba, o projeto tem como objetivo transformar óleo de cozinha usado em sabão ecológico, enquanto promove a inclusão de pessoas com deficiência, especialmente autismo e síndrome de Down.
“Eles estão fazendo história!”, celebra Gina Manuelle, que coordena o trabalho com seus 20 alunos. Desde sua criação, o Flor de Lótus foi premiado em várias competições científicas, incluindo o prêmio de Pequenos Pesquisadores na MILSET Brasil, realizada em Fortaleza, e o troféu Destaque Nacional na Olimpíada Territórios do Brasil. O projeto também recebeu credenciamento para feiras internacionais, como a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), e foi um dos poucos representando instituições com pessoas com deficiência. Neste último evento, realizado em 8 de outubro, o projeto conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação e Inclusão e se credenciou para o Expo-Sciences Internacional Abu Dhabi 2025.
Além de sua contribuição à sustentabilidade, com a produção de sabão ecológico, o projeto desenvolve habilidades essenciais nos alunos, como autogestão, precificação de produtos e atendimento ao cliente. As famílias dos participantes destacam as mudanças positivas no comportamento dos jovens, como o aumento da autonomia e confiança.
A professora Gina Manuelle enfatiza que a educação transforma não apenas os indivíduos, mas também o mundo ao redor. “Na Ciência não tem essa questão de quem pode ser cientista, todos podemos ser. Quero que meus alunos enxerguem o mundo de forma diferente, descobrindo novas oportunidades através do conhecimento”, afirma.
O evento no Shopping Metrópole será uma excelente oportunidade para conhecer de perto o trabalho de transformação social e ambiental realizado pelo Flor de Lótus, além de promover o protagonismo dos alunos da Apae Abaetetuba.
Serviço:
Evento:XV Mostra Científica e Tecnológica do Instituto Açaí(MCTIA)
Data: 19 a 22 de novembro de 2024, das 14h às 20h.
Local: Shopping Metrópole - Ananindeua
Entrada gratuita.
Sobre o Projeto Flor de Lótus:
O projeto Flor de Lótus – Óleo Sustentável e Inclusão é uma iniciativa da Apae Abaetetuba, que busca transformar o óleo usado em sabão ecológico, promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência. Desenvolvido no Centro Profissional de Trabalho, Emprego e Renda (Cepter), o projeto envolve os participantes em todas as etapas do processo, desde a coleta do óleo até a produção do produto final. Além disso, o projeto oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e empreendedoras.
Para mais informações, entre em contato:
Tábita Oliveira – Gerente de Comunicação e Marketing da Feapaes-PA