Feapaes-PA
18/06/2024
Link copiado com sucesso!!!
O Projeto Flor de Lótus, da Apae Abaetetuba, foi vencedor na Mostra MILSET Brasil, uma exposição científica de âmbito nacional que aconteceu na cidade de Fortaleza-CE, entre os dias 27 e 31 de maio. O projeto, que trabalha com a produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado, ganhou o prêmio na Modalidade “Meio Ambiente - Pequenos Pesquisadores” e vai representar Abaetetuba e o Estado do Pará em outro evento no mês de outubro, em Recife-PE.
A professora Gina Cardoso é a coordenadora e idealizadora do projeto. Ela conta que ele surgiu a partir da necessidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho. “Nesse momento eu pensei num tema gerador e numa problemática que despertasse a curiosidade e o interesse dos envolvidos. Durante a pesquisa, pensei ser interessante trabalhar a temática meio ambiente e a questão do óleo usado, por ser uma coisa bem presente no dia a dia”, explica a coordenadora.
Incentivo à pesquisa e à economia sustentável
O projeto Flor de Lótus foi criado em 2022. A professora Gina conta que, no início, seu nome era Oficina de Sabão Eco e seu objetivo era despertar nos atendidos o incômodo com o destino do óleo de cozinha usado, bem como trabalhar comportamento social e empresarial, cuidado ao cliente, precificação do produto e realizar a coleta desse óleo. “E um dos objetivos acrescentados pelos atendidos era viajar para Beto Carrero World com o valor arrecadado na venda do sabão produzido, sonho que ainda estão buscando realizar”, comenta Gina.
São 20 alunos da Apae Abaetetuba envolvidos no projeto, e eles participam de todo o processo. “Vamos separando as atividades para serem executadas conforme as habilidades já desenvolvidas. Eles sempre ficam em dupla e um cuida do outro”, explica a professora.
O projeto ganhou visibilidade na cidade e o presidente do Instituto Açaí propôs ao grupo abarcar a pesquisa e a iniciação científica. “Levamos a ideia aos atendidos e eles toparam e gostaram demais. Começamos participando de uma Feira de Ciências na Escola Estadual Basílio de Carvalho, em Abaetetuba. Foi uma experiência maravilhosa”, relembra Gina.
Os participantes realizaram uma pesquisa de campo que envolveu visita a lanchonetes da cidade e aplicação de formulário de entrevista. Porém, atualmente a pesquisa se concentra entre funcionários da Apae e familiares dos atendidos. “Foi um trabalho lindo porque a todo momento nós nos surpreendíamos com as realidades desvendadas nas análises dos dados. O aluno José Duarte fez os gráficos por ter mais habilidade na informática, porém todos os alunos ajudaram na coleta das informações”, explica a coordenadora do projeto.
Premiações
Em novembro de 2023, 10 dos alunos participantes do projeto viajaram para Belém para participar de uma mostra de ciência e tecnologia do Instituto Açaí, o MCETEA, no qual puderam fazer um intercâmbio cultural e científico. Lá eles foram premiados com o credenciamento para a MILSET Brasil 2024, do qual saíram vencedores no último mês de maio.
Três alunos do projeto viajaram para Fortaleza para a exposição. “Participar da MILSET Brasil para nós já era o nosso grande prêmio. Mas para a nossa surpresa, os participantes, professores, avaliadores e visitantes gostaram dos meus meninos explicando do jeitinho deles”, comenta a professora Gina, que vibrou com eles quando soube que seriam premiados.
O projeto também ganhou credenciais para participar de outro evento, a FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia), que vai acontecer em outubro de 2024 em Recife-PE. A professora Gina, que já recebeu o selo de Educador Transformador em 2023 e neste ano ficou em segundo lugar estadual no prêmio de mesmo nome, descreve o que lhe move enquanto educadora: “Sonhar a educação é alimentar a alma, a inclusão ou exclusão é uma escolha e algo que está inconscientemente dentro de cada um de nós. Eu escolho incluir e oportunizar a partir da educação capaz de libertar e tecer os sonhos!”.
Assista aqui o Programa Conexão Apae que fala sobre o Flor de Lótus em uma de suas matérias.