O Presidente da Feapaes-Pa Emanoel O’ de Almeida Filho participou nos dias 11 e 12 do II Seminário do Terceiro Setor do Ministério Público do Estado do Pará, tendo como tema geral A participação da Sociedade Civil na Realização de Políticas Públicas. O Ministério Público do Estado do Pará através do Promotor de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social Dr Sávio Rui Brabo, do Centro de Apoio Operacional Cível e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional que organizaram o evento.
O Seminário foi muito proveitoso, com participações importantes como o coral Vale Música da Fundação Amazônia e o Projeto Música e Cidadania do Emaús. Várias temáticas foram discutidas sobre a legitimidade do Ministério Público para fiscalizar as associações de interesse social, aspectos contábeis para o terceiro setor, o marco legal e o controle finalístico das entidades de interesse social e seus aspectos jurídicos, política pública de repartição de recursos públicos às entidades do terceiro setor.
Dentre os temas propostos foi a mesa redonda com a Presidente da Associação Voluntária de apoio à Oncologia (AVAO) Ana Klautau Leite e o Presidente da Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-Pa) Emanoel O’ de Almeida Filho ambos falaram sobre o histórico de suas instituições, atendimentos, formas de captação de recursos.
O Presidente da Feapaes-Pa relembrou das pessoas que começaram com a Apae no Estado do Pará, ressaltou a importância de fazer um planejamento e das campanhas da Apae Energia, Apae Noel, Bazares, projetos sociais, convênios com Governo do Estado através do SUS, SEDUC e SUAS, além de Recursos Públicos por meio de Emendas Parlamentares.
Apae Tucuruí, Apae Santa Izabel, Apae Castanhal e a Apae Ananindeua, respectivamente Presidente Ronaldo Rodrigues, Ivana Goreth, Fátima Resende e Ruth Nascimento participaram do seminário. Também participou do evento a Diretora da Apae Belém Caetana Ferreira.
A participação da Apae é de fundamental importância, haja vista que ela é uma entidade reconhecidamente do terceiro setor e tem no Dr. Emanoel O’ de Almeida Filho um exemplo de um homem apaixonado e competente para realização de todas essas políticas públicas, responsabilidades que envolvem a Apae. Então o Ministério Público agradece essa participação brilhante não só nesta palestra, mas em todos os eventos com as suas intervenções conscientes que demonstraram profundos conhecimentos dos problemas e eventuais soluções que o terceiro setor tanto necessita, finalizou o Promotor de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social Dr Sávio Rui Brabo.