O Presidente da Apae Belém Luiz Augusto Machado dos Santos foi entrevistado pela reportagem do Diário do Pará para a série especial de matérias Agentes do Bem da campanha Orgulho de Ser do Pará veiculado no jornal. O tema central foi os desafios da saúde para pessoas com deficiência no país, onde citaram os serviços especializados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém como: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, atividades lúdicas e educacionais, dentre outros.
Além dos serviços, Dr. Luiz falou dos eventos que acontecem durante o ano, por exemplo, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com a temática Desafiando limites, diminuindo as diferenças.
As pessoas com deficiência são impostas por paradigmas que precisam ser derrubados, para a inclusão à cidadania. Queremos mostrar que a potencialidade deles é igual à de qualquer pessoa. Estão aptos ao esporte, ao trabalho, educação. Pessoas saudáveis, que com cuidados necessários, têm uma vida digna. São pessoas de sucesso, afirmou Dr. Luiz Augusto.
A reportagem ainda entrevistou a aluna da Apae de Belém Juliana Reis, de 17 anos, acompanhada de sua Mãe.
Nos sentimos realizados no trabalho que fazemos, principalmente ao percebermos os avanços dos pacientes. Os anseios dos pais são grandes. Quando conseguimos efetivar o sonho dele, como ver o filho andar, falar, se relacionar, quando tornamos realidade é uma grande recompensa. Essa nova expectativa, novos sonhos é uma grande luz para família e para o indivíduo. Muda o modo de enxergar a vida, finalizou o Presidente da Apae Belém Luiz Augusto dos Santos.