Discutindo o percurso para uma política de ação integrada da Rede Apae
Na 1ª Reunião do Conselho de Administração da Fenapaes de 200, o Presidente da Fenapae falou da proposta de dar início à construção de uma política integrada de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e que possa subsidiar as ações do Movimento, contribuindo para os avanços necessários ao cumprimento de sua missão. Nos dias 16 e 17 de abril, ocorreu em Brasília a 1ª reunião conjunta das Câmaras Técnicas da Fenapaes.O objetivo do encontro foi dar início à construção de uma política integrada de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e que possa subsidiar as ações do Movimento, contribuindo para os avanços necessários ao cumprimento de sua missão.
Para isso, foram mobilizadas as três Câmaras Técnicas já constituídas - Educação, Saúde e Trabalho, Emprego e Renda – e instalada a Câmara Técnica de Assistência Social.
O presidente da Fenapaes, Dr. Eduardo Barbosa, abriu os trabalhos ressaltando a importância da elaboração de uma política de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla com ações integralizadas das áreas de atendidmento da Rede Apae – educação; saúde; trabalho, emprego e renda e assistência social, de forma a assegurar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Durante os dois dias, o grupo definiu a estrutura do documento, a metodologia de trabalho bem como as diretrizes que deverão constar em cada uma das áreas.
As próximas reuniões deverão acontecer nos meses de junho e outubro, sendo que antes da finalização do documento, prevista para dezembro, o mesmo será disponibilizado para consulta pública.