No último dia 26 de maio, foi realizado na cidade de Marabá o IV Festival Nossa Arte do 6º Conselho Regional das Apaes do Pará. Estiveram reunidas todas as Apaes que compõem a Regional (com exceção da São Domingos do Araguaia, cuja Apae recém-criada ainda está se estruturando): Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Parauapebas, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí, Jacundá e a da cidade anfitriã.
Delegação da Apae Itupiranga
Integrantes da Apae Marabá
Delegação da Apae Canaã dos Carajás
Delegação da Apae Parauapebas
Delegação da Apae Tucuruí
Delegação da Apae Eldorado dos Carajás
Delegação da Apae Jacundá
Delegação da Apae São Geraldo do Araguaia
As atividades começaram bem antes do evento em si, com a chegada e hospedagem dos participantes na véspera. Esta é sempre uma oportunidade de cada assistido exercitar sua autonomia e independência, pois é uma das raras ocasiões em que ficam distante dos familiares, apenas com a supervisão dos profissionais das Apaes. É também um momento de confraternização e de estreitamente de laços, que vai muito além da competitividade entre os artistas.
Exibição de Frevo da Apae Eldorado dos Carajás
Apresentação do Grupo de Dança de Mães da Apae Marabá
Para Cláudio Nunes, presidente da Apae Marabá, foi uma grande alegria receber as delegações na cidade. “Veio gente de toda região, sei o esforço de todo mundo para estar aqui, e como todos se prepararam para as apresentações. Esse festival é bem a cara da Apae, mostra o quanto as pessoas com deficiência são capazes, o quanto elas merecem estar incluídas na nossa sociedade”, afirmou.
Cláudio Nunes (Presidente da Apae Marabá), Cristina Mutran (Vereadora de Marabá, Socorro Cavalcante (Diretora Institucional Apae Marabá) e Emanoel O’ de Almeida Filho (Presidente da Feapaes-PA).
O presidente da Feapaes-PA, Emanoel O’ de Almeida Filho, também esteve presente do Festival e ressaltou a importância da Arte para as pessoas com deficiência, que é incentivada a nível nacional pelo movimento apaeano. “A arte é um fator muito importante para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Por isso, quando nós fazemos os festivais, estamos dando às pessoas com deficiência atendidas pelas Apaes o protagonismo para que eles possam mostrar tudo o que eles são capazes de fazer no campo das artes”, pontuou o presidente.
Para a assistida Melissa Oliveira, que disputou nas categorias Teatro, Música e Artes Literárias, foi uma grande emoção participar e vencer representando a Apae Marabá no Festival. “Foi maravilhoso, a melhor sensação de todas! A Apae ajuda muito a nós, alunos, em podermos mostrar o nosso melhor. Eles nos proporcionaram essa emoção, que com certeza eu nunca vou esquecer”, comentou eufórica a aluna, após o anúncio dos vencedores.
Melissa Oliveira apresentando sua História em Quadrinhos, na categoria Artes Literárias.
Confira a seguir os vencedores de cada categoria que vão disputar a etapa estadual do Festival:
1-Categoria Teatro
Apae Marabá
2-Categoria música
1º Lugar: Apae Eldorado dos Carajás
3-Categoria Dança
1º Lugar: Apae Marabá
4-Dança Popular
1º Lugar: Apae Marabá
5-Categoria Artes Literárias
1º Lugar: Poesia de Adalberto Junior, da Apae Parauapebas
6-Categoria Artes Visuais
1º Lugar: Obra “Coração Brasileiro”, de Ana Alice Gonçalves – Apae Marabá
2º Lugar: Obra “O Lago”, de Andrey da Silva – Apae Jacundá
3º Lugar: Obra Africana Colorida, de Lorran de Souza – Apae Tucuruí