O coordenador de esportes, Jessé Vitor, com o presidente da FEAPAES-PA, Emanoel O' de Almeida Filho, a conselheira regional, Socorro Cavalcante, e profissionais de educação física.
A Federação das APAES do Estado do Pará (FEAPAES-PA) promoveu, em parceria com a APAE Marabá, a nona edição das Olimpíadas Especiais das APAES do Estado. O evento, realizado trienalmente e previsto no Estatuto das APAES, contou com a participação de mais de 200 atletas, que disputaram, ao longo dos dias 23 a 26 de agosto, dez modalidades de cinco esportes diferentes.
As IX Olimpíadas começaram oficialmente no dia 24, com a disputa do futsal masculino, no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Marabá (CSSM). Mais tarde, naquele mesmo dia, a cerimônia de abertura teve local no Colégio Alvorada, no núcleo Cidade Nova. O dia 25 foi dedicado ao atletismo, na Estação Conhecimento de Marabá, e à natação, no CSSM. Na sexta, último dia de disputas, foi realizado o tênis de mesa e a bocha.
Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da Região Metropolitana de Belém (RMB) e, segundo os organizadores, foi um verdadeiro sucesso. Jessé Vitor, coordenador estadual de desporto e lazer da FEAPAES-PA, avaliou positivamente o evento:
“Hoje, eu acredito que foi a melhor escolha, apesar do desafio de realizar um evento no interior do estado. A equipe da FEAPAES-PA e APAE Marabá tiveram um papel fundamental no bom andamento do evento. Nós recebemos feedbacks positivos de atletas e dirigentes de APAES que estiveram em Marabá. Isso é a prova de que o evento foi um sucesso”, afirmou o coordenador.
Quem também considerou o evento um sucesso foi o presidente da FEAPAES-PA, Emanoel O’ de Almeida Filho. O dirigente afirmou que o principal objetivo do evento, que é o de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, foi alcançado.
“A prática do desporto é fundamental para que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla possa se desenvolver e conseguir alcançar a sua cidadania. Os programas desportivos, como as Olimpíadas Especiais das APAES, são vetores de inclusão social”, destacou o presidente.
Os atletas que conquistaram a medalha de ouro em suas competições serão os representantes do Pará na 23ª Olimpíada Nacional das APAES, marcada para ocorrer entre os dias 5 e 10 de dezembro, em Aracaju, Sergipe.
Maria do Socorro Cavalcante, conselheira da sexta regional das APAES do Pará e diretora da APAE Marabá, acredita que os atletas classificados para a etapa nacional das Olimpíadas farão uma boa competição:
“Nossos atletas deram um show em Marabá e não tenho dúvidas de que eles farão um excelente trabalho em Aracaju”, ponderou a conselheira. “Eu avalio o evento de maneira positiva e muito importante para a integração e contato com APAES mais distantes”, concluiu.
As IX Olimpíadas Especiais das APAES do Pará foi uma celebração promovida pela APAE Brasil, FEAPAES-PA, APAE Marabá e com o apoio de seus parceiros, tais quais: Carimbó dá Sorte, Mega Cap e Tapajós de Prêmios.