A Federação das Apaes do Estado do Pará realizará nos dias 8 e 9 de maio de 2014, o 3º Encontro de Integração das Apaes, destinado à capacitação de Gestores e Técnicos da instituição, no Hotel Regente, em Belém.
A finalidade do encontro é reunir os presidentes que tomaram posse em janeiro deste ano com mandato no triênio 2014/2016, para conhecer diversas áreas que abrangem o Movimento Apaeano no Brasil. Os novos dirigentes tem a missão de administrar uma instituição de interesse social, ter conhecimento e qualificação na execução de ações importantes para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
As palestras que irão acontecer: O Movimento Apaeano e seus princípios; Direitos da Pessoa com Deficiência; Arte e Educação na Rede Apaeana; Programas de Saúde nas Apaes; Direitos Humanos a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Programas Pedagógicos desenvolvidos nas Apaes; Regularidade e Prestação de Contas de Entidades Interesse Social; Elaboração de Projetos Sociais, Programas de Profissionalização e o Pronatec; e a mesa redonda com a temática O que podemos fazer para melhorar as Apaes no Estado?.
No Estado do Pará, hoje, existem trinta e três Unidades Apaeanas sediadas nos municípios de Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Igarapé-Miri, Itaituba, Itupiranga, Juruti, Marabá, Moju, Novo Progresso, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Paragominas, Redenção, Rondon do Pará, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Domingos do Capim, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Tomé Açu, Tucumã, Tucuruí e Marituba. Há, ainda, em formação a Unidade de Santana do Araguaia.