Em meados de março de 2020, o Brasil foi surpreendido por mudanças radicais em virtude do Novo Corona Vírus (COVID-19), o que exigiu medidas por parte dos diversos setores da sociedade, nas ações das políticas públicas, dentre elas, a educação nacional, seus níveis (educação básica, superior, cursos de formação continuada, e de pós-graduação). A oferta educacional da Rede Apae do Pará compreende os Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), para o atendimento educacional especializado, caracterizados como modalidade educação especial. Em decorrência do COVID-19, foi necessário mudar a sistemática das ofertas educacionais na forma presencial e uma das principais medidas governamentais foi determinar a suspensão das aulas, sem, contudo, afetar o direito à educação dos alunos. De que forma? Garantir em Decreto Governamental que as ações educacionais deveriam ser planejadas sob a responsabilidade dos diretores escolares, coordenadores, professores, equipe administrativa e técnica especializada, inclusive com a participação das famílias.
Dessa forma, estratégias metodológicas foram surgindo, dentre as quais destacamos: 1. Planejamento pelo corpo docente e demais membros da equipe 2. Reunião com os pais presencial, por e-mail ou por telefone (esclarecimentos, informações, orientações, feedback) 3. Identificação dos diferentes meios de chegar com as atividades aos alunos (e-mail, pais receberem nos CAEES, professor levar nas casas, outros) 4. Incentivar, garantir e receber registro das atividades feitas, nas tarefas impressas e por meio de foto e/ou filmagem 5. Planejar depoimentos dos atores envolvidos com a educação (profissionais, famílias, alunos), áreas de conhecimento trabalhadas Essas são algumas práticas na área da educação que estão sendo realizadas nas Unidades Apaeanas do Pará.