Foi realizada na quinta (11) a seleção do Concurso Estadual de Cartaz das Apaes do Pará. O cartaz vencedor foi o do aluno Jeferson Guimarães de Sousa, da Apae São Félix do Xingu, do 5º Conselho Regional do Estado. Jeferson tem 40 anos e possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), e utilizou como técnica o desenho à mão livre.
Cartaz vencedor
Os jurados são todos artistas plásticos e técnicos de Artes Visuais do Curro Velho, de Belém. Andrei Miralha, Marcelo Lobato e Dannoely Cardoso reuniram-se e avaliaram cada cartaz segundo os critérios de composição, originalidade, domínio técnico e criatividade, presentes no edital do concurso.
De acordo com Andrei Miralha, é um desafio participar dessa avaliação, uma vez que são diferentes critérios que precisam ser avaliados, e o vencedor precisa ter uma boa pontuação em todos os quesitos. “Tem trabalho que é super original, mas não tem um domínio técnico que alguns têm, e têm outros que não são tão originais, mas têm um bom acabamento, uma boa composição...”, afirma o jurado.
Não é a primeira vez que ele participa do júri do Concurso de Cartaz. “O nosso trabalho é muito de contribuir. É sempre muito bom participar e ver a expressão artística dos alunos das Apaes, ver o que eles estão trazendo a cada ano”, avalia Andrei.
Valorização da expressão artística dos assistidos
O objetivo do Concurso de Cartaz é incentivar a criatividade e dar oportunidade para que os usuários das Apaes possam se expressar livremente através da linguagem visual.
De acordo com Gemille Sales, coordenadora de Arte e Cultura da Feapaes-PA, os trabalhos de artes visuais das Apaes, como os cartazes, têm evoluído a cada ano, e mostram que todas as pessoas com deficiência são capazes de produzir grandes obras artísticas. “O que a gente vem mostrando nos festivais e nesses concursos é o quanto nossos alunos são capazes. Um dos jurados disse na avaliação que ele daria 10 para todos, por isso ele precisou ser o mais técnico possível na avaliação para chegarmos a um resultado, porque são trabalhos muito bonitos. E a cada ano superam as nossas expectativas”, avalia a coordenadora.
Gemille ressaltou ainda que é necessário continuar incentivando a produção artística nas Apaes. “As unidades das Apaes e os Conselhos estão todos de parabéns, pela grande participação, pelo incentivo. A gente precisa continuar nesse trabalho de insistência para que todas as unidades continuem participando”, afirmou.
Confira a seguir a classificação geral dos cartazes participantes: