A comunidade de Igarapé-Miri reuniu dia 21 de março de 2013(quinta-feira) com o presidente da Feapaes-Pa, Emanoel O’ de Almeida Filho, para tratar sobre a situação que se encontra a Apae do município. Também estiveram presentes a procuradora jurídica da Feapaes-Pa, Taise Barbalho, o contador Mauricio Figueiredo e a jornalista Layna Cerqueira.
A reunião foi realizada na Barraca da Santa e contou com a coordenação do Pároco da Paróquia Santana, Pe. Jucelino Farias, e a participação de mães e associados da Apae de Igarapé-Miri e da população que atendeu o convite da comissão que convocou a reunião. O presidente da Feapaes-Pa ressaltou a importância da reativação da Apae em Igarapé-Miri, principalmente pela necessidade e demanda por atendimento de pessoas com deficiência que existe na cidade. Destacou também que uma das finalidades da instituição é a defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, e que a comunidade miriense precisa se unir, se sensibilizar, para fazer uma reestruturação na Apae.
A população do município demonstrou interesse em reativar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, alguns relembraram o momento da inauguração do prédio e lamentaram o fato que atualmente o imóvel esteja abandonado e depredado. Porém, estão confiantes e motivados para que, a partir dessa reunião, possam unir forças, mobilizar e fazer campanhas para voltar com as atividades que a Apae pode oferecer.
Por fim o Presidente da Feapaes Pa Emanoel O´de Almeida afirmou que nomeará um interventor para reativar a Apae, com o apoio da população, para acompanhar o processo de reestruturação da instituição e voltar a funcionar os serviços. Ainda disse que a comunidade pode contar com orientação profissional, logística, cursos de capacitação ministrados pela equipe da Feapaes-Pa.