A Apae Belém realizou nesta quinta (09) mais um CARNAPAE, uma programação que tem como objetivo proporcionar um momento alegre de socialização e diversão para os seus assistidos e equipe técnica. Os participantes dançaram e brincaram ao som de marchinhas tradicionais e ritmos populares de carnaval. Os alunos da turma do Programa de Envelhecimento apresentaram os abadás produzidos artesanalmente por eles e o grupo Sons e Ritmos Apaeanos fez uma apresentação de carimbó para os presentes.
Momento de socialização e autonomia
Para Albéria Villaça, professora Atendimento Educacional Especializado da Apae Belém, essa é uma festa que permite trabalhar pontos fundamentais focados pela Apae, que são a autonomia e a socialização, visando a inclusão como um todo. “O carnaval é uma festa cultural e popular do Brasil e a Apae não poderia ficar de fora disso, principalmente porque nossos alunos têm uma energia e alegria constante e contagiante, e eles gostam muito. Além disso, é um momento de interação social, de autonomia, em que eles podem vivenciar o carnaval de maneira livre, partilhando toda essa cultura, aproveitando como um momento de socialização”, comenta a professora.
Albéria conta que os alunos do Programa de Envelhecimento, tanto da sua turma como a do professor Waldecir Neves, produziram artesanalmente os abadás que estavam usando na festa, com a estampa da Margô, flor mascote da Apae Belém. “Eles fizeram para participar do CARNAPAE e do desfile das Crias do Curro Velho, bloco carnavalesco da Fundação Curro Velho, no dia 24 de fevereiro. Teremos uma ala no bloco só para os assistidos pela Apae”, explica.
Além de adultos e idosos, a festa também teve a alegria e o entusiasmo de crianças e jovens. Lucas Sacramento, de 26 anos, que participa de diversas atividades da Apae e gosta de apresentar reportagens produzidas pela entidade, conta que em todos os anos ele participa do CARNAPAE. “Para mim é muito importante participar, eu gosto muito porque é o mês do meu aniversário, e é muito bacana”, comenta o jovem que está na Apae há mais de 20 anos.
Emanoel O’ de Almeida Filho, presidente da Feapaes-PA, também esteve presente na programação, e ressalta que esse é um momento singular de interação para os usuários da Apae. “Nós temos eventos que são tradicionais aqui na Apae, e o Carnaval é uma delas. Aqui é um momento único de socialização e inclusão, pois não é uma festa interna nossa, é para o público em geral, que sempre vem e participa. Esse é o resultado de todo um trabalho de estímulo à socialização que a equipe faz e deságua nesses eventos”, ressalta o presidente.