O Autodefensor Estadual da Feapaes-PA, Elionay Pereira Júnior, está no processo para adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação. Na quarta (08), ele fez a prova de legislação e acertou 28 das 30 questões do teste.
O êxito na prova já representa uma vitória para Elionay. “Sou uma pessoa com deficiência, mas nunca deixei de realizar os meus objetivos e meus sonhos. Fui fazer a prova da legislação e passei. Acertei 28 e estou buscando a habilitação nas categorias A e B”, comemora o Autodefensor.
Em janeiro deste ano, Elionay acionou a Procuradoria Jurídica da Feapaes-PA, pois estava enfrentando dificuldades para realizar o exame teórico. Segundo o Autodefensor, ele foi impedido de fazer a prova com apoio de uma pessoa para a leitura da prova. A Procuradoria foi, então, até o Detran (Ciretran) de Abaetetuba para melhores esclarecimentos da situação, e protocolou um ofício pontuando todos os direitos dele, incluindo o de realizar a prova com o apoio. “Lá eles alegaram que o Elionay não tinha feito a prova pois não teria sido o local agendado. Mas eles informaram que, ao fazer um novo teste, não seria liberado um apoio, e que seria uma pessoa do Detran que iria acompanhar o Autodefensor”, afirmou Taíse Barbalho, Procuradora Jurídica da Federação.
Antes de entrar na Justiça para reivindicar os direitos do Elionay, a Procuradora sugeriu que ele tentasse mais uma vez realizar a prova sem apoio, até para mostrar que ele tem a capacidade de passar na avaliação. E foi o que ele fez. “Dessa vez eu não fiquei nervoso, trabalhei minha respiração, e tive uma hora e meia para responder, meia hora a mais que o tempo normal, já que eu não tive apoio para ajudar na leitura”, explicou Elionay, que consegue compreender o que lê, mas precisa de um tempo a mais que uma pessoa sem deficiência.
Ele deixa um recado, reafirmando que as pessoas com deficiência podem chegar aonde elas quiserem. “Se você tem um objetivo, corra atrás. Não desista dos seus sonhos. Uma pessoa com deficiência pode chegar em qualquer lugar. A minha fala é: juntos seremos fortes na causa que nós abraçamos!”.