As Apaes do Estado do Pará realizam uma grande programação e reflexão sobre o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla aconteceu no período de 21 a 28 de agosto de 2012. No Estado do Pará as Apaes realizaram programações direcionadas a cada município, porém ligadas a temática Em busca de igualdade, estamos aqui!
Os objetivos da semana foram fazer reflexões sobre os direitos da pessoa com deficiência, debater com poder público políticas que possam ser implementadas, chamar atenção da sociedade sobre a igualdade e respeito com as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O Presidente da Feapaes-Pa, Emanoel O’de Almeida Filho, ao dar início às atividades da Semana no Estado, enfatizou a importância do debate sobre a igualdade e o papel das Apaes de todo o Brasil na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Lembrou, também, que historicamente o Movimento Apaeano sempre trouxe ao debate temas da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, temas relevantes para reflexão como Inclusão pra mim, é direito eu quero sim!, Cumpra-se a lei! e Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.
Podemos citar algumas ações realizadas nos Municípios do Pará:
A Apae de Ananindeua no dia 17 de agosto de 2012, adiantando as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, visitou o Estádio do Baenão A Toca do Leão, sendo recebidos pela Comissão Técnica, jogadores e imprensa.
Na Apae de Abaetetuba fizeram atividades lúdicas, torneio de futsal, além de organizar um encontro com professores da rede municipal que atende usuários da Apae para debater a temática da semana nacional.
A Apae de Belém participou de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém, com a intenção de discutir junto ao parlamento municipal mais ações voltadas aos interesses da pessoa com deficiência.
Na Apae de Capanema foram realizadas atividades de pintura em tela, com a finalidade de deixar as marcas da igualdade, além de programações de jogos, brincadeiras e reflexões na praça.
A Apae de Marabá participou do Programa Balanço Geral da Tv Record, fez panfletagem nas principais ruas do município, encerrou a programação com apresentação cultural no aeroporto de Marabá.
Em Santarém a Apae realizou várias palestras com temas como Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha, Gravidez na Adolescência, Educação Inclusiva dentre outros assuntos.
Na cidade de Moju, a Apae realizou um Fórum na Câmara Municipal de Moju sobre Autodefensoria e Autogestão.
A Apae de Santa Izabel inovou com a programação caminhando e pedalando contra o preconceito.
Na Apae de Castanhal a mobilização foi nas ruas com panfletos, faixas e um Chá Beneficente.
Na Apae de Itaituba aconteceram palestras voltadas para os pais com o tema Convivência Familiar, assim como teve palestras para sociedade em geral com a temática As Leis de inclusão, Aspectos clínicos das deficiências.
Na Apae de Conceição do Araguaia a programação iniciou com uma caminhada no município. Em seguida uma palestra da Presidente da APAE do município, Auzelina Rosa Barbosa, explicando a conscientização sobre a atuação de cada profissional no Movimento Apaeano.
Outras programações foram realizadas de cada cidade que mantém Unidades das APAE no Estado do Pará.
Cada município tem sua especificação, ou seja, as programações foram voltadas as particularidades da cidade. Porém a temática principal posta em debate foi Em busca de igualdade, estamos aqui!. As reflexões, as discussões, as lutas são em todas as Apaes, buscando investimentos de políticas públicas e conscientização da sociedade para acabarmos com as barreiras que estigmatizam as deficiências, buscando igualdades para todos.