Na última sexta (03), as Apaes de Tomé-Açu, Abaetetuba, Igarapé-Miri e Moju reuniram-se na Associação Cultural de Tomé-Açu para a realização do V Festival Nossa Arte do 2º Conselho Regional das Apaes do Pará. Os artistas assistidos emocionaram os presentes com apresentações de teatro, dança, música, literatura e artes expositivas.
Segundo a presidente da Apae Moju, Dirlei Bruce, ir de outro município para participar do evento foi uma experiência muito boa. “Nós já participamos de outros festivais, mas dessa vez nós trouxemos duas artistas e foi a primeira vez que elas participaram. Foi um momento muito gratificante, e elas são vencedoras de aceitar o desafio de chegar até aqui. Somos gratos pela acolhida e pelo festival que foi maravilhoso”, afirma Dirlei.
Ensaiar, trabalhar por tanto tempo numa produção artística, depois sair da sua cidade, viajar e participar de uma apresentação artística pode ser um desafio para quem faz parte do movimento, tanto para pessoas com deficiência como para a equipe técnica das Apaes. Mas quando o evento acontece, aumenta a certeza de que os assistidos têm toda capacidade para fazer tudo isso. José Duarte, Autodefensor regional do 2º Conselho, fala da importância do Festival nesse sentido. “O Festival vem mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência tem capacidade de estar onde ela quiser, principalmente na arte, na dança e na cultura. Eu acredito que a arte e a dança são instrumentos de transformação que podem capacitar essas pessoas para futuramente estarem brilhando nos palcos”, afirmou o autodefensor, que é da Apae Abaetetuba.
Anielly e José Duarte, Autofensores do 2º Conselho Regional.
É nisso que a Coordenadora Regional de Arte e Cultura do 2º Conselho, Janielma Maia, também acredita. “A arte vem provar que qualquer pessoa, mesmo com as suas limitações, pode conseguir realizar qualquer apresentação. A arte vem incentivar nossos apaeanos e provar que eles podem tudo o que eles querem. E também mostra para as famílias que os seus filhos podem conseguir, que eles não são pessoas que vão ficar em casa sem fazer nada”, afirma a coordenadora.
No final da programação, a presidente da Apae Tomé-Açu, Elba Tenório, avaliou positivamente o evento. “Foi um marco para a nossa cidade, pois foi a primeira vez que sediamos um evento apaeano aqui. O Festival superou as nossas expectativas, eu não esperava que todos participassem com tanta empolgação. Fiquei muito feliz em poder ser responsável por esse evento”, concluiu a presidente.
Veja a seguir os vencedores em cata Categoria:
CATEGORIA ARTES EXPOSITIVAS
1º Lugar: Pintura – Apae Abaetetuba
2º Lugar: Pintura – Apae Moju
3º Lugar: Artesanato – Apae Abaetetuba
CATEGORIA ARTES LITERÁRIAS
1º Lugar: Poesia – Apae Abaetetuba
A Autodefensora Estadual, Maria da Conceição Quaresma, foi a vencedora em Artes Literárias.