Aconteceu nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de Redenção, no sudeste paraense, a V edição do Festival Regional Nossa Arte do 5º Conselho. A programação reuniu as Apaes de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e da cidade anfitriã. Este foi o primeiro Festival Regional de 2024 no Estado do Pará, que deve realizar ainda outros 5 festivais até maio deste ano.
O evento contou com a presença dos usuários e de profissionais das Apaes, que chegaram em caravanas trazendo na bagagem figurinos, maquiagem, obras artísticas, muita alegria e o desejo de mostrar seus talentos e de vencer a mostra competitiva. As equipes foram recebidas na sede da Apae Redenção e a exibição dos artistas foi realizada na Tatersal de Leilões do Sindicato Rural da cidade. “Foi uma honra para nós receber as Apaes que compõem o 5º Conselho Regional”, afirmou a presidente da Apae Redenção, Rosângela Hanemann.
Para o Conselheiro do 5º Conselho Regional das Apaes do Pará, Fernando de Souza, um dos principais desafios na realização do evento foi reunir todas as Apaes, pois é uma logística muito grande. “Com a graça de Deus e o esforço de todos os técnicos, coordenadores e presidentes, nós conseguimos a participação de 6 das 7 Apaes que compõem o Conselho. Apenas uma não participou, por motivos de força maior. E não podemos deixar de citar o financiamento do Megacap, que é um grande parceiro na realização dos nossos eventos”, destacou Fernando.
Para o conselheiro, o Festival é um momento muito importante no qual os verdadeiros artistas e principais protagonistas são os assistidos das Apaes. “É um momento onde eles conseguem mostrar para a sociedade e a comunidade local o seu potencial, o seu empoderamento, e com isso a gente consegue fazer a inclusão através da arte”, afirmou.
Aqueles que ficaram em 1º lugar em cada categoria do evento vão representar o 5º Conselho Regional no Festival Estadual, que será realizado em setembro, na cidade de Bragança. No caso dos vencedores de Artes Visuais, os 3 primeiros colocados vão pleitear o título estadual.
Confira a seguir a lista dos vencedores de cada categoria.
VENCEDORES E CLASSIFICAÇÃO
CATEGORIA: MÚSICA
1º Lugar: Igor Dourado e Banda Os Excepcionais (Apae Ourilândia do Norte)
CATEGORIA: DANÇA
1º Lugar: “Além do Arco-íris” (Apae Redenção)
CATEGORIA: DANÇA POPULAR
1º Lugar: “Dança do Boto” (Apae Redenção)
CATEGORIA: TEATRO
1º Lugar: Espetáculo “Naiá e a lua” (Apae Redenção)
CATEGORIA: ARTES LITERÁRIAS
1º Lugar: Poesia de Jeovana Lopes (Apae Conceição do Araguaia)
CATEGORIA: ARTES EXPOSITIVAS
1º Lugar: Ismael Correia de Lima - Obra “Símbolo da Apae ecológico de canudinho (reciclável)” (Apae Conceição do Araguaia) | Gênero Artesanato
2º Lugar: Jaqueline de Souza - Obra “Pássaro da esperança” (Apae Ourilândia do Norte) | Gênero Artes visuais
3º Lugar: Regiane Brandão - (Apae Conceição do Araguaia) | Gênero Artes Visuais