Comunicação
09/08/2025
Link copiado com sucesso!!!
Cerca de 200 atletas de 26 municípios do Pará se reuniram nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto em Belém para participar da 10ª edição estadual das Olimpíadas Especiais das Apaes, promovida pela Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA). Com o tema “Cada Conquista, Uma Vitória”, as Olimpíadas visam celebrar e valorizar o potencial esportivo das pessoas com deficiências intelectual e múltipla atendidas nas Apaes do Estado, sendo resultado de um trabalho multiprofissional. O encontro esportivo é uma seletiva para a 24ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, promovida pela Apae Brasil, que será realizada de 8 a 13 de dezembro, em Brasília.
Emoção e novidades marcam noite de abertura
Durante a solenidade de abertura realizada no dia 6, às 18h, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), as seis apresentações culturais feitas pelos artistas apaeanos abrilhantaram a noite. O ápice da programação foi a entrada dos atletas das seis delegações regionais, que receberam a medalha de reconhecimento por terem chegado à etapa estadual.
Com entusiasmo, o presidente da Feapaes-PA, Emanoel O’ de Almeida Filho, declarou abertas as Olimpíadas para que os atletas se posicionassem para a execução do hino nacional, o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica.
“Aqui celebramos o direito de ser, de pertencer e de conquistar. Cada atleta que entra em quadra, na pista, na piscina ou no campo está nos ensinando sobre coragem, disciplina, foco e humanidade. E é isso que queremos valorizar: a pessoa com deficiência como protagonista de sua própria história”, afirmou Emanoel O’ de Almeida Filho, presidente da Feapaes-PA.
Jessé Vitor, coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da Feapaes-PA também ressaltou a importância deste encontro esportivo.“Hoje a gente celebra mais do que conquistas esportivas, celebramos a força, a coragem e a determinação de cada atleta que está participando desta etapa estadual. O esporte não é um movimento corporal apenas, não é gesto motor, ele é movimento social, crítico, político e mental. O ser humano foi feito para o movimento. O esporte derruba barreiras, preconceitos e constrói consciência. Promove transformação e abre caminhos para inclusão”, declarou.
Entre as pessoas relevantes para o movimento e autoridades locais da mesa de abertura estavam Iza Feio, presidente da Apae Belém; os autodefensores estaduais da Feapaes-PA Viviane Santos e Márcio Lousada; a autodefensora nacional Maria da Conceição Quaresma, da Apae Brasil; o representante do prefeito de Belém, Igor Normando, o assistido da Apae Belém, Matheus G. M. P. de Araújo; e o representante do governador Helder Barbalho, o secretário adjunto de Gestão de Rede e Regimento de Colaboração da Seduc, Diego Maia. Na tribuna de honra também estavam presentes o prefeito de Santa Izabel do Pará, Neneco, e a vereadora de Castanhal, Cláudia Seabra.
“No meu lugar de fala como irmão de Jéssica Maia, assistida pela Apae Ananindeua, agradeço todo o trabalho desenvolvido nas Apaes. Ela (Jéssica) tem autonomia de se deslocar de ônibus e fica ansiosa para chegar lá, porque a Apae é a segunda casa dela. Como representante do governador Helder Barbalho, reitero o compromisso em contribuir com as Apaes do Pará para que cada vez mais possamos fortalecer a cooperação que o Estado tem para os assistidos da Apae”, disse Diego Maia.
Este ano, as Olimpíadas homenagearam as pessoas, empresas e instituições com o Selo “Empresa Amiga da Inclusão” e o Selo “Amigo(a) da Inclusão”, em agradecimento à contribuição na promoção e valorização da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. São elas: Indústria Fox, Sollo Brasil, Grupo MDM8 Brasil, Custom Arts, Famiglia da Pizza, Meio a Meio CompreBem, Universidade Federal do Pará (UFPA), Natação Campeã do Clube do Remo, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) e Lena Ribeiro Pinto.
Provas em clima festivo e espírito esportivo
Entre os dias 7 e 8, os atletas participaram de provas de bocha e futsal no ginásio da UFPA, natação no Clube do Remo, tênis de mesa na Apae Belém e atletismo no CIABA. Concentrados e muito animados, os atletas expressavam a alegria de participar de cada prova. Com a torcida de algumas famílias, os atletas se sentiam mais seguros.
Entre os participantes há muitos atletas que já ultrapassaram as Olimpíadas das Apaes. Na natação, por exemplo, João Felipe Nogueira, de 17 anos, com deficiência intelectual, assistido da Apae Belém, já compete pelo Clube do Remo. A mãe, Beatriz Nogueira, conta que indicaram a natação para fortalecer a musculatura do João ainda na infância até que ele começou a participar de algumas provas. “Ele já participou de três paralimpíadas escolares, do circuito da Caixa Econômica e de várias regionais no Remo. Aqui na Apae, ele está há três anos e agora está aqui nas Olimpíadas, conquistou quatro medalhas”, disse a mãe, orgulhosa do filho.
O mais significativo é o poder transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Antônia Marluce Soares Travassos, mãe do Danilo Travassos de Oliveira, de 27 anos, com síndrome de Down e assistido da Apae Castanhal, conta a história do filho. “Ele chegou com dois meses na Apae e foi se desenvolvendo a cada dia. Esta é a segunda vez que participa das Olimpíadas e agora ganhou em terceiro lugar a corrida de 100 metros. É uma alegria muito grande para mim, que sou mãe, e para a família toda ver o desenvolvimento dele”, declarou Antônia.
No encerramento, dia 8, na Apae Belém, as Olimpíadas homenagearam com o troféu “Professor Apaeano” Fábio da Silva Francisco, da Apae de Tucuruí, para representar todos os profissionais que se dedicaram junto aos atletas. Além disso, o Atleta Destaque Domingos Santa Rosa, de 50 anos, da Apae de Moju, subiu ao pódio quatro vezes, como exemplo de que não há idade para praticar esporte. A Atleta Destaque foi Adriana Pimentel, da Apae Marituba, que já foi destaque nacional e participa sempre das Olimpíadas estaduais com muita garra e determinação. Essas premiações também são novidades desta edição e foram incorporadas à programação das Olimpíadas.
Galeria de Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1X4xbdQX09p1Ou037EHoYLz0qCOO-p924?usp=sharing
Confira os atletas que vão representar o Pará na etapa nacional das Olimpíadas em cada modalidade esportiva:
BOCHA –Ginásio da UFPa.
BC1
Lauan Nascimento
BC2
Jamilly Deolindo
BC3
Jamili Gonçalves Lucas
Amistoso
Maira da Conceição Quaresma
FUTSAL–Ginásio da UFPA
APAE ANANINDEUA
NATAÇÃO - Piscina do Clube do Remo
25m Livre – Masculino
Renato dos Santos Moraes
25m livre – Feminino
Joyce Kelly da S. Costa
25m livre SD - Masculino
Domingos Santa Rosa
25m Livre SD – Feminino
Heloisa M. De Aguiar
25m costas – Masculino
João Felipe Nogueira
25m peito - Masculino
Vitor Vinicius G. Alves
50m Livre – Masculino
Renato dos S. Moraes
50m livre – Feminino
Ana Paula da S. Nascimento
50m livre SD - Masculino
Domingos Santa Rosa
50m Livre SD – Feminino
Heloisa M. De Aguiar
50m costas – Masculino
João Felipe Nogueira
100m Livre – Masculino
Joao Felipe Nogueira
TÊNIS DE MESA – Apae Belém
Masculino SD
Marcelo Neto Marcio de Jesus Costa
Feminino SD (Amistoso)
Maria do Socorro
Masculino DI
Marcelino Santos Cunha
Feminino DI
Fabiana Leal
ATLETISMO – Pista de Atletismo do Ciaba
3.000 metros Masculino
Paulo Henrique B. de Oliveira
100 metros rasos Masculino
Fabricio Portilho Garcia
100 metros rasos Feminino
Talita Nunes dos Santos
100 metros rasos Masculino SD
Valber Prestes dos Santos
100 metros rasos Feminino SD
Maria Leandra Santos
1.500 metros Masculino
Cleiton Rocha Pedro
Caminhada 25 metros Masculino
Karlos Eduardo de Souza
Galeno Enoquio do Rosario (Classificado)
Caminhada 25 metros Feminino
Joana D’arc Guará Mota
Corrida Especial 50 metros Masculino
Ranon Scaff Camara da Costa
Corrida Especial 50 metros Feminino
Mônica Pinto da Fonseca
50 metros rasos SD Masculino
Valber Prestes dos Santos
50 metros rasos SD Feminino
Maria Leandra Santos
200 metros rasos Masculino
Adilson Pereira da Silva
200 metros rasos Feminino
Ariane Ribeiro Ferreira
800 metros Masculino
Adilson Pereira da Silva
800 metros Feminino
Rafaela Guimaraes
400 metros Rasos Masculino
Igor Rafael Gomes Nascimento
400 metros Rasos Feminino
Samara Rainny Santos Silva
Provas de Campo
Arremesso de Peso Masculino
Ricardo Cunha Sanches
Arremesso de Peso Feminino
Maria Luciana Lopes Marinho
Arremesso de Peso SD Masculino
Lucas Vinicios de Jesus Silva
Arremesso de Peso SD Feminino
Pathielle da Conceição
Lançamento de Pelota Masculino
Jose Batista Adrian
Lançamento de Pelota Feminino
Ana Paula Miranda Carla
Lançamento de Dardo Masculino
Erick Vinicios da Fonseca
Lançamento de Dardo Feminino
Ariane Ribeiro Ferreira
Lançamento de Disco Masculino
Manoel Raimundo Junior
Lançamento de Disco Feminino
Maria Luciana Lopes Marinho
Salto em distância Masculino
Mateus Santos Alencar
Salto em distância Feminino
Rafaela Souza Guimaraes
Salto em distância SD Feminino
Maria Leandra Santos