Feapaes-PA
03/06/2024
Link copiado com sucesso!!!
O palco do Teatro Margarida Schivasappa brilhou na noite da última terça, 28 de maio, com um show de talentos da inclusão. Foi a última edição deste ano do Festival Regional Nossa Arte, o do 1º Conselho, que reuniu as Apaes de Belém, Ananindeua, Marituba e Breves. Os assistidos das Apaes exibiram suas produções em Artes Expositivas, Literatura, Música, Dança, Dança Popular e Teatro, e mais uma vez alegraram e emocionaram o público em diversas apresentações.
Na mesa de abertura do evento, o presidente da Feapaes-PA, Emanoel O’ de Almeida Filho, relembrou que 2024 é o ano das Artes no movimento apaeano em todo o Brasil, e que o Festival é um momento de apresentação dos espetáculos desenvolvidos nas unidades apaeanas. Ele elogiou o trabalho de todos os envolvidos na sua realização. “O esforço dos nossos alunos que participam dos nossos programas de artes é muito grande. O esforço dos técnicos que estão no dia a dia fazendo com que esses programas sejam executados é fabuloso. Isso nos honra e nos orgulha muito. O movimento apaeano tem um grupo de pessoas que dão o seu sangue e o seu suor para que possamos chegar aqui e apresentar esse espetáculo para vocês”, comentou.
O resultado de todos os esforços também foi avaliado pelos jurados. Rita de Cássia Silva, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi uma das avaliadoras da categoria Artes Expositivas. Para ela, quando as pessoas com deficiência realizam um trabalho artístico num evento como o Festival Nossa Arte, eles se autovalorizam cada vez mais. “A beleza de qualquer tipo de arte que você possa desenvolver com essas pessoas é a inclusão”, afirmou a professora. Sobre os trabalhos observados, ela julgou todos como excelentes. “Não tem nada que desvalorize as obras. Você percebe criatividade, o desejo de se expressar e alguns detalhes impressionantes”, concluiu.
Márcio Losada, usuário da Apae Breves e Autodefensor do 1º Conselho Regional, contou que foi a primeira vez que a Apae Breves participou do Festival Nossa Arte. Ele estava animado e emocionado. “A pessoa com deficiência vem conquistando seu espaço na Arte. Este é o primeiro evento que nós, da cidade de Breves, participamos. Foram doze horas de viagem. Para nossa equipe é uma satisfação enorme poder participar. É o primeiro evento que eu participo, de Arte. Não tenho palavras para expressar tanta gratidão que o evento nos proporciona”, comentou animado o Autodefensor.
Gemille Sales, Coordenadora Estadual de Arte e Cultura da Feapaes-PA, acompanhou a organização e esteve em todos os 6 Festivais Regionais Nossa Arte. Ao final das etapas regionais, ela agradeceu a todos os envolvidos na organização dos eventos. “Foram seis seletivas regionais, tendo as Apaes de Redenção, Capanema, Tomé-Açu, Marabá, Santarém e Belém como anfitriãs. Foram eventos grandiosos, realizados com êxito, com resultados maravilhosos dos nossos alunos atendidos. Vejo que o movimento apaeano na Arte e Cultura dentro do nosso estado deu um grande salto, grande avanço, e para isso nós contamos com o apoio de todos: coordenadores, conselheiros e presidentes de todas as unidades que participaram”, avaliou a coordenadora.
Confira a seguir os vencedores em cada categoria do Festival Nossa Arte do 1º Conselho, que vão concorrer na etapa estadual.
VENCEDORES
Categoria Artes Literárias:
“O espetacular autodefensor” (História em Quadrinho) - Apae Ananindeua
Categoria Artes Expositivas:
1 - “A calda da Iara” - Vitória Prestes (Apae Belém)
2 - “Basílica de Nazaré” - Manuel Vieira Junior (Apae Ananindeua)
3 - “Vida” - Felipe Ribeiro (Apae Ananindeua)
Categoria Dança:
“Ribeirinhos” (Apae Belém)
Categoria Dança Popular Brasileira:
“O canto da Iara” (Apae Ananindeua)
Categoria Teatro:
“Olhando Belém” (Apae Belém)
Categoria Música:
Maria Luiza Sabel (Apae Ananindeua) - Gênero Solo - Música “Tchau, tchau, amor”
Confira a seguir mais imagens do Festival Nossa Arte do 1º Conselho: